Joel Bastos bio photo

Joel Bastos

Automation engineer with a keen interest on devops culture, geek by definition and curious by nature

Email Twitter LinkedIn Github
Cá fica o relato da minha saga em busca do valor do "micro$oft windows XP home" que veio com o portátil. A mim não serviu de muito mas poderá servir para alguém que se queira dar ao "trabalho" de exigir os seus direitos!











Reembolso do WinXP

Pergunta:

Boa tarde, o sistema operativo "Win XP Home" que foi "obrigatoriamente" comprado com o meu portátil nunca foi usado, como tal o CD continua lacrado. Sou utilizador de linux e não vejo qualquer razão para pagar uma copia do windows se esta não é usufruida. Após diversas conversas com o apoio tecnico da microsoft fui informado que o fornecedor do equipamento é o responsável pela devolução do dinheiro empregue na compra do sistema operativo (SO). Venho por este meio solicitor o reembolso da quantia paga pelo SO e gostaria de saber como proceder.

Continuação de boa tarde e agradeço desde já a atenção dispensada.

Resposta:

WTM200607141953299923 Re: Notebook M6A 2006-07-14 20:17:23

Estimado Cliente

Vimos pelo presente meio solicitar que entre em contacto com o nosso centro de suporte atravès do nr 808 789 888,no sentido de lhe tentarmos resolucionar o problema.

Mto Atenciosamente

Asus Tsd

Pergunta:

Seguindo as indicações que obtive na pagina anterior liguei para o número do centro de suporte 808 789 888, as informações que lá obtive de nada serviram e fiquei de receber um email da assistencia técnica no presente dia, o que não aconteceu!

Será que existe alguma forma de me esclarecer sem andar em circulos?

Boa tarde e melhores cumprimentos.

Resposta:

WTM20060725353501582 Re: Notebook M6A 2006-07-25 04:16:56

Estimado Cliente,

A microsoft nada tem a ver com o que vai ou não com o seu portatil, a asus compra milhoes de licenças de Windows á microsoft, e depois oferece essas mesmas licenças aos seus clientes, não temos porque devolver dinheiro de ofertas.

Mto Atenciosamente

Acib Tsd

Asus Rock Solid Heart Touching

Pergunta:

No entanto, se o WinXP é uma oferta porque é que vem discriminado na factura do portátil, ao contrário por exemplo do rato e mala? Já agora qual é a explicação para a "oferta" do WinXP Professional ser mais cara que a "oferta" do WinXP Home?

E sobretudo, se alguem se deu ao trabalho de ler a EULA do WinXP Home, pode encontrar o seguinte:

"YOU AGREE TO BE BOUND BY THE TERMS OF THIS EULA BY INSTALLING, COPYING, OR OTHERWISE USING THE SOFTWARE. IF YOU DO NOT AGREE, DO NOT INSTALL, COPY, OR USE THE SOFTWARE; YOU MAY RETURN IT TO YOUR PLACE OF PURCHASE FOR A FULL REFUND"

Eu discordo completamente com esta licença, dai nunca ter instalado este sistema operativo.

Em conclusão, se não sabem como me fornecer uma ajuda satisfatoria, peço um endereço, postal ou electrónico, para enviar uma queixa formal e fundamentada à Asus Internacional.

Lamento o vosso tempo despendido, mas apenas acho injusto pagar por algo que não usei, uso, ou irei usar.

Resposta:

WTM200607252014501177 Re: Notebook M6A 2006-07-25 20:37:56

Estimado cliente,

Os nossos produtos são vendidos por completo, ou seja, incluem todos os componentes e acessórios incluidos neles de fábrica. Não é possível, só porque não lhe agrada um dos componentes, remover o mesmo de devolver-lhe o dinheiro. Se assim fosse então agora os nossos clientes iriam pedir a removação dos touchpads dos nossos portáteis visto que já teriam um rato em casa e não precisariam do touchpad.

Além do mais quando comprou o portátil concerteza foi informado das características do mesmo e que incluem o Windows que lhe foi fornecido. Se não concorda com o pacote deveria ter considerado a compra do produto, não será agora, depois de comprar, que vai reclamar indicando que não precisa de algo que comprou.

Gostava de saber se quando vai comprar um carro pode pedir para lhe retirarem as jantes e retirarem o valor das mesmas no preço de compra. Acho que não faz qualquer sentido. E mesmo que fosse possível, que não é, teria que ser pedido ANTES de proceder à aquisição, não depois de já ter comprado e utilizado o produto.

Atenção que o Windows que possui faz parte integrante do portátil que comprou, e não pode ser considerado um acessório opcional.

Atenciosamente,

ASUS TSD

Pergunta:

Caro Bruno Rodrigues,

O meu problema, em particular, está com a licença que vem com o meu Windows e o facto de eu não a aceitar, não tendo nada contra a Asus, que honestamente continuo a considerar uma das melhores no ramo. Contudo o facto de não aceitar essa licença implica uma devolução da quantia paga pelo sistema operativo, o que está claro na mesma.

Disseram que o WinXP é oferta, contudo existe a opção, em alguns notebooks com exactamente as mesmas características, de escolher entre a versão Professional e Home Edition o que faz variar o preço do portátil, continuam a considerar isso uma “oferta”?

Gostava de saber o que faria se depois de comprar um carro, e partindo do princípio que não fuma, quando se lembrar de abrir o cinzeiro (o que normalmente não é imediato), encontrar lá um aviso que diga que é obrigado a fumar para utilizar esse mesmo acessório ou então pode pedir reembolso dessa peça caso não a use.

Peço mais uma vez que me indiquem o endereço da Asus Internacional para apresentar uma reclamação formal.

Atenciosamente me despeço.

P.S. Os touchpads não vêm com uma licença abusiva e restritiva que é obrigatório aceitar para serem utilizados.

Resposta:

Estimado Cliente,

O mesmo posso dizer em relação ao motor de um carro o sr. pode mudar o motor de cilindrada cavalos etc mas não pode pedir um carro sem motor ou pode?
como lhe disse o portatil se for submetido á garantia sem o sistema operativo original será cobrada a reparação.

Mto Atenciosamente
Acib Tsd
Asus Rock Solid Heart Touching

Pergunta:

Continuação do caso em http://kintoandar.paginas.sapo.pt/

Boa tarde,

Em resposta ao último e-mail que recebi que mais uma vez não respondeu ao que era pedido e que em nada ajudou, tenho a dizer o seguinte:

1-Adoraria discutir mecânica convosco mas a minha área de conhecimento é Engenharia Informática.

2-Se perco a garantia do hardware no caso deixar de usar o Windows em detrimento de outro sistema operativo (ex. Linux ou Free Unix), implica à Asus adoptar uma politica monopolista que não acredito que faça, se o fizer deverá constar das condições de garantia, o que não acontece. Além disso, como é descrito do ponto 6.10 do certificado de garantia, o software nem sequer é abrangido pela mesma.

3-Em relação à questão da “oferta” do Windows ser mentira, como nada disseram, parto do princípio que quem cala consente.

4-Seguiu um pedido de reclamação para o Instituto de Defesa ao Consumidor e pela TERCEIRA vez peço o endereço da Asus Internacional para encaminhar a mesma queixa.

Atenciosamente me despeço.

Resposta:

Estimado Cliente,
Neste caso penso que deveria ter pensado nesta questão antes de ter comprado o portatil se a loja onde comprou o portatil lhe quiser devolver muito bem a Asus não lhe vai a devolver o dinheiro.


Mto Atenciosamente
Acib Tsd
Asus Rock Solid Heart Touching

Pergunta:

Tendo em conta que apenas consigo ler a licença do Windows quando o tento instalar, que na minha realidade só acontece depois de comprar o portátil, é um tanto ou quanto dificil prever o futuro.

Apenas agora tentei instalar o WinXP, como tal dei comigo a ler uma licença que discordo é obvio que não poderia reclamar antes.

Espero pelo endereço da Asus Internacional.

Obrigado por tudo e continuação de um bom trabalho.